Sociedade Cearense de Reumatologia

Sociedade Cearense de Reumatologia

Pesquisar

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Ministério da Saúde realiza enquete para atualizar os protocolos de tratamento do SUS: Dor Crônica, Esclerose Sistêmica, Espondilose, Lúpus, Psoríase


Ministério da Saúde realiza enquete para atualizar os protocolos de tratamento do SUS: Dor Crônica, Esclerose Sistêmica, Espondilose, Lúpus, Psoríase
Post por Priscila Torres (blog Artrite Reumatoide)


Comissão Nacional de Incorporação e Tecnologias no SUS "CONITEC" recebe até o dia 11 de Março de 2016, sugestões da sociedade civil (de pacientes), para atualizar o protocolo de tratamento de várias doenças crônicas, que recebem medicamentos através das Farmácias de Alto Custo em todo o Brasil. 
Os Protocolos Clínicos e Diretrizes Clínicas de Tratamento do Ministério da Saúde "PCDT", determinam em território nacional a triagem, o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes, as doenças que contam com PCDT "protocolos de tratamento".
A Conitec, está recebendo contribuição para atualizar o protocolo de tratamento de 35 doenças, veja a lista completa aqui: www.conitec.gov.br/index.php/enquete-conitec-n-03-2016
Nessa lista constam algumas doenças reumáticas, dor crônica e psoríase, confira:
Se você é paciente ou tem alguém na família que convive com uma dessas doenças, você pode responder o enquete e dizer ao Ministério da Saúde, o que você considera importante ter no "SUS", para o tratamento da doença.
Confira os medicamentos fornecidos pelo SUS nas Farmácias de Alto Custo
Veja na tabela abaixo, a doença que deseja responder o enquete e confira os medicamentos que estão sendo distribuídos no "SUS" para o tratamento de cada uma dessas doenças:
Medicamentos protocolo SUSAgora que você conhece todos os medicamentos disponíveis no SUS para o tratamento dessas doenças, você pode responder o "Enquete do Ministério da Saúde" e dar a sua opinião sobre o protocolo de tratamento atual e sugerir melhorias e novos medicamentos para serem inseridos nos protocolos de tratamento.
É simples, basta seguir o tutorial abaixo, registrando a sua contribuição para a construção de um acesso ao tratamento mais eficaz e completo. Todas as pessoas podem participar e quanto maior for o número de respostas, maior a chance do Ministério da Saúde atender as solicitações da sociedade, veja abaixo o guia da enquete:
  • Entre no site da CONITEC: www.conitec.gov.br/index.php/enquetes
    Enquete-Conitec-1
  • Escolha a Enquete nº3 e selecione a opção: Deseja contribuir - Click Aqui: Enquete03
  • Será aberta o formulário online para registro das suas respostas, preencha então com os seus dados pessoais (são sigilosos e não serão divulgados), na pergunta nº 5, você deve escolher a doença para a qual deseja enviar a sugestão, confira a lista total de doenças:Enquete-4
  • Responda as perguntas 6,7,8,9 e a 10
  • Pergunta 6) - O que você acha da versão vigente do protocolo ou diretriz?
    Para consultar a versão vigente do protocolo ou diretriz, acesse o link correspondente no início do formulário.(link de todos os protocolos: http://conitec.gov.br/index.php/enquete-conitec-n-03-2016).
    Avalie à assistência e atenção do SUS para o tratamento da doença que está enviando sua sugestão.
  • Pergunta 7) - Qual informação você considera importante acrescentar na atualização do documento?
    Faça as suas sugestões de melhorias para a assistência e atenção integral da doença, levando em consideração medicamentos, órtese, protese, assistência multidisciplinar. Peça ao Ministério da Saúde tudo que deseja ter no SUS para o tratamento adequado e digno da doença.
  • Pergunta 8) - Considerando sua realidade local, o que ajuda ou dificulta a implantação deste protocolo ou diretriz atualmente?
    Faça uma analise, das sugestões de incorporação e melhorias feitas na pergunta 7, e as condições de infraestrutura do SUS da sua região para aplicar as ações sitadas.
  • Pergunta 9) -Gostaria de comentar sobre algum outro aspecto?
    Oportunidade de enviar suas observações, não aplicavéis nas perguntas anteriores, fique à vontade, porém, sugerimos não contar experiências pessoais ou depoimentos, mas pode citar evidências de efetividade das suas sugestões de incorporação e melhorias no tratamento enviadas na pergunta nº 7.
    Aqui é basicamente para você justificar suas respostas anteriores.
  • Pergunta 10) - Gostaria de comentar sobre algum outro aspecto?
    Local para ser enviado as evidências de necessidade e eficácia, de tudo que foi solicitado através das perguntas anteriores, pode ser enviado registro de evidências, como estudos médicos ou links de estudos e sites de referência. Ao clicar em SIM abrirá a tela para anexar o documento.
    Enquete-3
gravar
  • Pronto, agora é só clicar em "Gravar" e você fará parte da democracia do SUS, contribuindo para o melhor atendimento e assistência medicamentosa e não medicamentosa. Os pacientes são as melhores pessoas, para dizer a seu Governo suas necessidades, por isso, não fique de fora!
Confira a lista total de doenças que estão recebendo sugestões através do Enquete nº03/2016 da CONITEC - Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS do Ministério da Saúde.
Enquete-2

Enquete para atualizar os protocolos de tratamento do SUS: Dor Crônica, Esclerose Sistêmica, Espondilose, Lúpus, Psoríase

0 comentários:

Postar um comentário

.

.