Sociedade Cearense de Reumatologia

Sociedade Cearense de Reumatologia

Pesquisar

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Será que precisamos aparentar doença física para sermos tratados como pacientes que merecem atendimento e tratamento digno?

Acredito que a educação em saúde deve ser o principal meio para um tratamento eficaz nas doenças reumatológicas. Precisamos capacitar os profissionais de Saúde para receber e orientar corretamente os pacientes que vão ao encontro das unidades de Saúde, como profissional de saúde digo que não somos obrigados a saber e conhecer todas doenças e tratamentos, mas sei que capacitados atendermos e assistiremos melhor esses pacientes e acredito também que essa política não deva se restringir somente a hospitais. As unidades básicas de Saúde também devem ser incluídas nessa capacitação de profissionais (posto de Saúde, agente comunitário de Saúde) profissionais esses que estão em contato direto com a população e que muitas vezes chegamos em unidades básicas de Saúde e sentimos o analfabetismo funcional, onde não se conhece a doença e  nem como proceder ao longo do atendimento, transferindo esse paciente para a atenção secundária, onde sofremos hoje com filas enormes, então se esses profissionais de unidades básicas fossem preparados para atender e assistir esse paciente no âmbito básico da saúde, não falo somente de tratamento reumatológico não, mas sim no tratamento básico de doenças que possam vir a surgir ao longo do curso da doença como diabetes hipertensão entre outras. 
Outro ponto seria a distribuição de medicamentos em particular a hidroxicloroquina medicamento bem comum nesses pacientes onde aqui no ceara não existe distribuição gratuita do mesmo, visto que seu similar é distribuído pelo sistema, porém os efeitos cumulativos desse medicamento são graves na visão e na pele. Sem falar na burocracia para receber medicamentos de Alto custo, e em alguns casos somos barrados nas farmácias com a explicação de que não estamos no grupo de doenças graves. Não estamos?  Será que precisamos aparentar doença física para sermos tratados como pacientes que merecem atendimento e tratamento digno e de qualidade, será que todas as vezes que precisamos realizar exames, precisamos de manejos cautelosos dos nossos médicos para comprovar que precisamos daqueles exames, só porque não somos transplantados ou com câncer, sem diminuir nenhuma doença, mas também precisamos de atenção assistencial e acima de tudo de respeito.

Cristiane Souto, paciente de lúpus desde os 15 anos - Nutricionista especialista em pacientes com doenças reumáticas. 





0 comentários:

Postar um comentário

.

.